Na perspectiva cognitiva, a compreensão e a produção dos gêneros textuais são investigadas, considerando principalmente questões como a memória humana e os conhecimentos estruturados na mente. A memória humana é subdividida em três modalidades (memória sensorial, memória de curto prazo ou memória de trabalho, memória de longo prazo). Na compreensão e na produção de linguagem, os conhecimentos de mundo, de estruturas textuais e de conhecimentos específicos são indispensáveis. Os aspectos cognitivos dos gêneros textuais devem ser analisados juntamente com os aspectos sociais, ou seja, numa perspectiva sociocognitiva, integrando os pressupostos teóricos de autores como Vygostky, Bakhtin e Bronckart.
Partindo do que foi exposto, faça as seguintes atividades:
a) Leia o texto "Uma análise sociocognitiva das conceptualizações acerca do gênero textual projeto de pesquisa", de Leitão & da Silva (2011), disponível: http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/42/artigo9.pdf
b) A partir da leitura, elabore questões para serem expostas em nosso blog e respondida pelos colegas.
AVALIÇÃO: Esta atividade tem valor de 4 pontos, sendo que cada aluno deverá postar e responder no mínimo duas perguntas.
Com esta atividade, pretendemos nos preparar para o seminário que será realizado no final do semestre.
Para quem pretende aprofundar-se sobre os gêneros textuais na perspectiva sociocognitiva, sugerimos as seguintes leituras:
BONINI, Adair. Gêneros textuais e cognição. Florianópolis, SC: Insular, 2002. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade: In DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto/Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. 2. Ed. – São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: estratégias de produção textual/Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias. – São Paulo: Contexto, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário