Como já foi discutido nas aulas anteriores, nos engajamos em diversas práticas sócio-discursivas através de gêneros textuais. No que se refere à pragmática, um dos pontos que pode ser investigado é a relações entre os gêneros textuais orais e escritos. Em nossa disciplina, solicitamos que sejam feitas as seguintes atividades:
a) Leitura do texto "gêneros textuais e ensino de língua", do livro "Produção textual, análise de gêneros e compreensão", de Marcuschi (2008).
b) Anotações das principais ideias e questionamentos levantados durante a leitura.
c) Análise dos textos, a seguir, procurando ressaltar algumas características que são semelhantes e diferentes entre o texto oral e o texto escrito
O texto oral é uma reportagem veiculada no Jornal da Globo em 27/03/2010
veja:
O texto escrito é uma receita veiculada no seguinte site:
AVALIAÇÃO: Esta atividade deverá ser realizada em grupo, com o valor de 5,00 pontos. O trabalho deverá ter entre 7 e 10 páginas, sendo que, em anexo, deverá ser apresentada a transcrição do texto oral.
Algumas leituras sugeridas são:
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo. Cortez, 2000.
_______________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: II SIGET - Simpósio Nacional de Estudos dos Gêneros Textuais., 2004, União da Vitória, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras., 2004. p. 08-09.
Nenhum comentário:
Postar um comentário